Carro da Genoa

Uma genoa esta bem afinada quando todos os tell-tales de barlavento (de onde vem o vento) e de sotavento (para onde vai o vento) apontam a ré.

Quando a vela tem uma torção excessiva o tell-tale superior a barlavento da vela bate primeiro, a solução é puxar o carro da genoa a avante, isto origina uma profundidade maior na parte inferior da vela.

Quando a torção é insuficiente o tell-tale de barlavento inferior bate primeiro, a solução é ajustar o carro da genoa mais a ré, isto origina uma profundidade menor na parte inferior da vela.

Quando estamos demasiados orçados (mais perto da direcção de onde sopra o vento), os tem tell-tales de barlavento (dentro da vela) batem, solução é caçar a escota ou arribar (afastar do vento).

Quando estamos demasiadamente arribados (afastados de onde sopra o vento) os tell-tales de sotavento (do lado de fora da vela) batem, a solução é orçar ou folgar a escota da vela.


Nunca esquecer que o vento aparente varia com a altitude. Quanto maior for o nosso mastro maior vai ser o vento encontrado na parte superior da vela.Ajustar o carro da genoa e da vela grande para termos uma torção correcta é essencial para tirarmos a maxima performance da nossa vela.