INTERNET A BORDO

A Internet não pode mais ficar restrita aos escritórios e residências. Essa poderosa ferramenta de comunicação toma o remédio anti-enjôo e sobe a bordo

É inegável a importância da Internet atualmente como meio de comunicação e integração entre as pessoas, empresas, órgãos governamentais e não governamentais. A facilidade de acesso as mais diversas informações e a possibilidade de troca rápida de correspondência entre um grande número de pessoas a um custo baixo, estão fazendo deste dispositivo a principal ferramenta de comunicação do novo século.

Para o navegante embarcado, além de possibilitar manter o contato via e-mail (nome atribuído a uma mensagem enviada através de meio eletrônico) com familiares e amigos (e até clientes e fornecedores), podemos ter acesso as preciosas informações meteorológicas, fazer transações bancárias urgentes e comprar "aquela" peça de reposição para ser entregue no próximo porto.
A primeira alternativa para uma embarcação equipada com um rádio SSB e um computador pessoal é acopla-los a um modem especial (PTC II-Pro da SCS, http://www.scs-ptc.com) para a conexão com empresas localizadas nos USA como a PinOak (http://www.pinoak.com), a SailMail (http://www.sailmail.com) a WKS (http://www.marinenet.net), e na Nova Zelândia a SeaMail (http://www.xaxero.com) para o envio e recebimento de mensagens.

O serviço funciona da seguinte forma: a empresa lhe destina um endereço de e-mail (geralmente o nome da embarcação ou seu indicativo de chamada) que você divulga para os seus amigos. Todas as mensagens destinadas ao seu endereço serão transmitidas via rádio para você sempre que se estabelecer uma conexão, sendo decodificadas no seu computador, em tempo real, por um programa especial que acompanha o pacote. Do mesmo modo, antes de estabelecer a conexão, o usuário escreve as suas mensagens, usando o mesmo programa, que são transmitidas para a estação.