Aprenda a lavar os tanques dos motores a diesel em apenas três etapas

Barcos equipados com motores a diesel são menos suscetíveis à deterioração do combustível no tanque do que os movidos a gasolina — que, como se sabe, não pode ficar armazenada por mais de 30 dias, sob o risco de entupir os bicos injetores. Contudo, apresentam um outro problema bem característico desse tipo de combustível: o entupimento bem mais freqüente dos filtros do motor. Isso acontece porque, nos reservatórios dos motores a diesel, a umidade que entra naturalmente pelo respiro do tanque forma no fundo uma espécie de “lama”, que, com freqüência, é sugada pela bomba de combustível. Com isso, além do entupimento dos filtros, pode ocorrer até o travamento do motor. A única solução é limpar o tanque, pelo menos, uma vez por ano. É uma operação trabalhosa, mas você mesmo pode realizá-la. Faça assim, em apenas três etapas:

1. Pela tampa de inspeção (todo tanque tem uma, ao lado do respiro), instale uma bomba de sucção (encontrada em casas de ferramentas), para tirar todo o combustível ainda armazenado no fundo do tanque.

2. Com um pano embebido no próprio óleo diesel (pois não há no mercado nenhum produto específico para esse tipo de limpeza!), esfregue o interior do tanque, especialmente o fundo, para retirar a tal “lama”.

3. Jamais use água doce (muito menos com sabão!), sob o risco de contaminar as mangueiras e o interior do próprio motor. Depois, é só reabastecer e voltar a navegar.