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Monotipo: os primeiros passos
Qualquer velejador que sonhe com os veleiros oceânicos precisa passar antes pelos monotipos para adquirir a sensibilidade necessária nos barcões. É nos pequenos que o velejador aprende a nomenclatura básica, a montar o barco, as manobras e a velejar nas diferentes posições de vento. Por estar muito próximo da água, pode sentir a emoção da velocidade, descendo ondas como em uma prancha de surf. Melhor ainda é quando o velejador navega por volta de 30 horas em um monotipo de uma única vela e passa para um veleiro com mestra, buja e balão (aquelas velas coloridas utilizadas com vento de popa), aumentando seu conhecimento antes de se aventurar no oceano.
Qualquer velejador que sonhe com os veleiros oceânicos precisa passar antes pelos monotipos para adquirir a sensibilidade necessária nos barcões. É nos pequenos que o velejador aprende a nomenclatura básica, a montar o barco, as manobras e a velejar nas diferentes posições de vento. Por estar muito próximo da água, pode sentir a emoção da velocidade, descendo ondas como em uma prancha de surf. Melhor ainda é quando o velejador navega por volta de 30 horas em um monotipo de uma única vela e passa para um veleiro com mestra, buja e balão (aquelas velas coloridas utilizadas com vento de popa), aumentando seu conhecimento antes de se aventurar no oceano.
Na Vela oceânica
Em um veleiro de oceano, é preciso uma disciplina rigorosa para controlar todos os equipamentos a bordo. Para colocar a embarcação em deslocamento, é necessário garantir o funcionamento da parte elétrica, da hidráulica, do motor e dos tanques. Sem um planejamento bem feito e sem organização a bordo, o barco vira uma torre de babel e fica impossível velejar. Por isso, cada pessoa tem uma função específica num veleiro de oceano:Proeiro – os olhos do timoneiro
Trabalha sempre na metade da frente do barco: nos bordos, na colocação das genoas, nas trocas de genoa e nos jibes, com a mudança de lado do pau de spinnaker. É ele também que precisa ficar de olho na proa momentos antes da largada, para que o barco não escape (cruze a linha antes do sinal de largada) e seja penalizado. Além disso, ele ainda prepara a vela balão para ser inçada e é responsável pela ancoragem do barco. O proeiro deve ser alto, magro e forte: não é bom ter peso na proa por muito tempo e nas manobras é necessário força e alavanca. Ah! Importante: ele precisa ser um bom equilibrista, pois a proa balança e o joga para todos os lados
Trabalha sempre na metade da frente do barco: nos bordos, na colocação das genoas, nas trocas de genoa e nos jibes, com a mudança de lado do pau de spinnaker. É ele também que precisa ficar de olho na proa momentos antes da largada, para que o barco não escape (cruze a linha antes do sinal de largada) e seja penalizado. Além disso, ele ainda prepara a vela balão para ser inçada e é responsável pela ancoragem do barco. O proeiro deve ser alto, magro e forte: não é bom ter peso na proa por muito tempo e nas manobras é necessário força e alavanca. Ah! Importante: ele precisa ser um bom equilibrista, pois a proa balança e o joga para todos os lados
Secretaria – 100% concentração
Nessa posição, o peso do velejador não é muito importante. A secretaria é a posição que controla as adriças (cabos utilizados para subir e descer velas) e as regulagens das velas. Ela cuida da testa (cabo que estica a vela junto ao mastro), da esteira (cabo que regula a barriga da vela), do burro do pau de spinnaker (cabo que mantém o pau de spinnaker travado para não subir) e do o amantilho (cabo que regula a altura do pau de spinnaker). A secretaria trabalha muito nas subidas e descidas das velas e nos jibes
Nessa posição, o peso do velejador não é muito importante. A secretaria é a posição que controla as adriças (cabos utilizados para subir e descer velas) e as regulagens das velas. Ela cuida da testa (cabo que estica a vela junto ao mastro), da esteira (cabo que regula a barriga da vela), do burro do pau de spinnaker (cabo que mantém o pau de spinnaker travado para não subir) e do o amantilho (cabo que regula a altura do pau de spinnaker). A secretaria trabalha muito nas subidas e descidas das velas e nos jibes
Trimmer da genoa – o acelerador do barco:
Trimmer da mestra – sem descanso
O trimmer da mestra está sempre caçando ou soltando a vela, dependendo da característica do vento. O único momento em que ele pode descansar um pouco é no vento em popa. Com muito vento, tem que ficar com a escota na mão para soltar a vela nas rajadas mais fortes. Caso não consiga soltar rápido, fatalmente a equipe será prejudicada com a perda de leme (atravessada) do timoneiro. Normalmente, ele também cuida da regulagem do traveller (carrinho onde são fixadas as roldanas da regulagem da vela mestra) e da troca da vela de lado nos jibes e nas largadas, colocando a vela para trabalhar ou folgando-a. Sua ação é sempre comandada pelo tático ou pelo timoneiro. Nesta posição, o velejador precisa ser muito forte. Não há problema se ele for pesado, porque vai ficar muito tempo a barlavento (lado pelo qual o vento entra no barco).
O trimmer da mestra está sempre caçando ou soltando a vela, dependendo da característica do vento. O único momento em que ele pode descansar um pouco é no vento em popa. Com muito vento, tem que ficar com a escota na mão para soltar a vela nas rajadas mais fortes. Caso não consiga soltar rápido, fatalmente a equipe será prejudicada com a perda de leme (atravessada) do timoneiro. Normalmente, ele também cuida da regulagem do traveller (carrinho onde são fixadas as roldanas da regulagem da vela mestra) e da troca da vela de lado nos jibes e nas largadas, colocando a vela para trabalhar ou folgando-a. Sua ação é sempre comandada pelo tático ou pelo timoneiro. Nesta posição, o velejador precisa ser muito forte. Não há problema se ele for pesado, porque vai ficar muito tempo a barlavento (lado pelo qual o vento entra no barco).
Trimmer do balão: fazendo o barco surfar nas planadas
Forte, pesado e talentoso, o trimmer do balão só trabalha pesado nos ventos de popa e través. O baloeiro, como o chamamos, não pode tirar o olho do bordo de ataque (barlavento) da vela balão. Ele não pára nem para comer o tradicional sanduíche que é servido nos ventos de popa. Nesse momento, a tripulação aproveita o descanso para planejadar as manobras e a próxima subida em contra vento. Enquanto isso, o baloeiro não pode tirar o olho da vela, controlando a escota de sotavento do balão, que regula a sua abertura
Forte, pesado e talentoso, o trimmer do balão só trabalha pesado nos ventos de popa e través. O baloeiro, como o chamamos, não pode tirar o olho do bordo de ataque (barlavento) da vela balão. Ele não pára nem para comer o tradicional sanduíche que é servido nos ventos de popa. Nesse momento, a tripulação aproveita o descanso para planejadar as manobras e a próxima subida em contra vento. Enquanto isso, o baloeiro não pode tirar o olho da vela, controlando a escota de sotavento do balão, que regula a sua abertura
Timoneiro ou skipper: a posição mais desejada
A posição dos mais experientes (ou dos donos dos veleiros) exige atenção total do velejador. O skipper não desvia o olho daqueles barbantinhos coloridos (lãs) da genoa. Ele precisa tirar o maior proveito da sensibilidade do leme para velejar quase sempre no limite de velocidade do barco. O tático, que canta as manobras de bordo e jibe, além do rumo a ser seguido na regata, precisa estar sempre em contato com o timoneiro. Talento, atenção, dedicação e a experiência em veleiros menores são itens sempre levados em consideração para a escolha do melhor a bordo para tocar o barco. Às vezes, a escolha é mais fácil: o dono do barco é quem controla o timão.
A posição dos mais experientes (ou dos donos dos veleiros) exige atenção total do velejador. O skipper não desvia o olho daqueles barbantinhos coloridos (lãs) da genoa. Ele precisa tirar o maior proveito da sensibilidade do leme para velejar quase sempre no limite de velocidade do barco. O tático, que canta as manobras de bordo e jibe, além do rumo a ser seguido na regata, precisa estar sempre em contato com o timoneiro. Talento, atenção, dedicação e a experiência em veleiros menores são itens sempre levados em consideração para a escolha do melhor a bordo para tocar o barco. Às vezes, a escolha é mais fácil: o dono do barco é quem controla o timão.
Tático:
É a posição de maior responsabilidade a bordo. O tático precisa enxergar muito além do limite de sua visão. O tempo todo ele está atento ao vento, aos concorrentes, à posição das bóias, à sinalização da comissão de regatas, ao rumo do barco, à regulagem das velas, à velocidade do vento e de olho no dedo duro a bordo: o velocímetro. Cabe também ao tático o conhecimento das regras da ISAF e das instruções de regata fornecidas pelos organizadores do evento. Ele precisa ser o mais experiente a bordo, tendo passado por todas as posições ao longo de sua vida de velejador. Quando a estratégia depende de você, o que faz diferença são as milhas navegadas e o talento.
É a posição de maior responsabilidade a bordo. O tático precisa enxergar muito além do limite de sua visão. O tempo todo ele está atento ao vento, aos concorrentes, à posição das bóias, à sinalização da comissão de regatas, ao rumo do barco, à regulagem das velas, à velocidade do vento e de olho no dedo duro a bordo: o velocímetro. Cabe também ao tático o conhecimento das regras da ISAF e das instruções de regata fornecidas pelos organizadores do evento. Ele precisa ser o mais experiente a bordo, tendo passado por todas as posições ao longo de sua vida de velejador. Quando a estratégia depende de você, o que faz diferença são as milhas navegadas e o talento.
Pode parecer óbvio — mas é sempre bom falar — que o verdadeiro trabalho em equipe vai garantir, no mínimo, uma velejada agradável a todos os tripulantes. O resultado não depende apenas da equipe, mas também do barco bem preparado, com o fundo sempre limpo, atendendo às regras da classe, com as velas em bom estado e com bom shape, o mastro regulado, a tripulação dentro do peso, o barco aliviado e atendendo às regras da classe. Para se conseguir tudo disso, é preciso muito, mas muito, muito treino.
Boa velejada,
A gente se encontra na raia!
Boa velejada,
A gente se encontra na raia!