O que é a Global Ocean Challenge?

A Global Ocean Challenge é uma nova regata volta ao mundo com escalas, corrida em solitário ou em duplas, lançada pelos velejadores Josh Hall e Brian Hancock, ambos referência no mundo empresarial, das comunicações e, claro, da vela.

O velejador Josh Hall já completou três circunavegações em solitário incluindo a famosa Vendee Globe. Ele ainda angariou patrocínios no valor de milhões de dólares e deu ao seu patrocinador principal, a Gartmore Investment Managers, uma oportunidade de oito anos a nível de Marketing e Publicidade. Ele também geriu numerosas campanhas para alguns dos maiores velejadores da Europa e do resto do mundo.

Brian Hancock velejou mais de 250,000 milhas náuticas, nas quais se incluem três regatas Whitbread, atualmente Volvo Ocean Race. Ele já fez comunicações para a EDS Atlantic Challenge, da Around Alone (agora 5-Oceans), a Oryx Quest 2005 e, também, para a maxi-catamaran Team Adventure. Escreveu seis livros incluindo uma bem sucedida narrativa sobre as suas navegações e aventuras de viagem.

O diretor da regata - Josh Hall - comentou o seguinte sobre a escolha de Ilhabela, “Estávamos procurando um santuário seguro para os competidores logo após o contorno do Cabo Horn. Ilhabela é o lugar perfeito para que os velejadores tragam suas famílias e amigos, assim como é um local soberbo para entreter os nossos patrocinadores. Oferece uma ótima infra-estrutura e é ideal para que as equipes possam renovar suas baterias para enfrentar a penúltima fase da regata. Por tudo isso escolhemos Ilhabela na América do Sul como porto de parada”.

Depois de uma intensa negociação atrás de um patrocinador principal para a regata, os organizadores anunciaram no mês de março, que a sede da regata volta ao mundo será a Cidade de Portimão e que o nome do evento será alterado para Portimão Global Ocean Race.

Com o atraso na negociação do patrocinador, a organização decidiu adiar em um ano o início do evento. A corrida terá início em setembro de 2008 de Portimão – Portugal e seguirá um itinerário tradicional com paradas na Cidade do Cabo - África do Sul, Wellington – Nova Zelândia, Ilhabela - Brasil e Charleston nos Estados Unidos, cobrindo uma distância de cerca de 30.000 milhas náuticas, encerrando na cidade de Portimão, Portugal. Cada barco será velejado em solitário ou por duas pessoas, em veleiros de 40 ou 50 pés. É também este conceito inovador que já garantiu um grande interesse internacional com 82 competidores de 12 países pré-inscritos para o evento. As informações da regata já estão disponíveis no site
www.portimaoglobaloceanrace.com A Portimão Global Ocean Race é uma regata com uma consciência social que reconhece a importância do uso de eventos de vela de um modo construtivo e dinâmico para envolver jovens marinheiros e não-marinheiros. Através de uma iniciativa conjunta com uma entidade de educação global, a Portimão Global Ocean Race abrangerá uma audiência calculada em dezenas de milhões de crianças em idade escolar.