Aventureiros atravessarão oceano em barco de garrafas pet

Um aventureiro economicamente sustentável está colocando em ação um ambicioso plano para atravessar o oceano Pacífico em um barco reciclável construído com garrafas plásticas. A embarcação, desenvolvida no formato de um catamarã - veículo náutico com dois cascos -, viajará 18 mil km dos Estados Unidos à Austrália, transportando quatro tripulantes.

O Plastiki terá na sua estrutura de dois cascos paralelos entre 12 e 16 mil garrafas de 2l que já estão sendo coletadas. Cada uma delas será pressurizada com pó de gelo seco, que devem sublimar para dióxido de carbono. Apenas os mastros do barco são de metal, deixando os demais 90% com materiais reciclados.

A aventura, prevista para abril, terá início em São Francisco, na Califórnia, até a chegada em Sydney, capital australiana, onde a embarcação será desmontada e reciclada.

A viagem é considerada arriscada, mas o design do Plastiki é mais resistente que o barco de caixinhas de papel feito por um jovem de 22 anos que fracassou ao tentar velejar pelo rio Mississipi no ano passado.