Dicas Gerais

Uma das grandes dificuldades nas competições de Match Race é a utilização de diferentes tipos de barcos no extenso calendário de regatas da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Na América do Sul, utilizam-se com freqüência veleiros das classes J/24, Benneteau First 40.7, SM 40 e o Skipper 21. Na Europa, a variedade aumenta ainda mais. Em países como França, Itália e Espanha utilizam-se muito o J/80, Benneteau 7.5, Platu 25 e o Tom 28. Mais ao Norte, especialmente na Dinamarca e Suécia, países muito fortes no Match Race, utilizam-se o DS37 e o J22. Nos Estados Unidos são utilizados barcos como o Catalina 37 ou o Ultimate 20, por exemplo.

Como é possível perceber, mencionei barcos com diferentes tamanhos e características peculiares. Então surge aquela que é uma das maiores dificuldades para os velejadores de Match Race: como proceder ao velejar um campeonato de alto nível sem conhecer o barco que vai ser utilizado?

Cada barco tem suas características específicas, todavia, anoto algumas dicas que servem para todas as classes e que podem ser colocadas em prática no curto período de treino, que é destinado às equipes no dia anterior ao início das disputas.

Ângulo de Aceleração
Encontrar o ângulo em que se acelera o barco mais rapidamente. Esse ângulo varia de barco para barco. Os velejadores que o identificarem, certamente, terão grande vantagem nas pré-largadas. Acelerar mais rápido pode significar conseguir sair de uma situação de desvantagem para uma de controle ou até mesmo largar na frente quando a regata inicia.

Barlavento do Spi
Nas manobras de entrada do popa o principal objetivo é armar o balão o quanto antes, assim, muita atenção com a escota de barlavento. Dois são os motivos:
O primeiro deles é evitar o temido e conhecido “sutiã”, que em 90% das vezes acontece porque o tope do balão chega ao topo do mastro mais rápido do que o punho de barlavento no pau de spinnaker.
A segunda razão é que existe uma relação direta entre armar o balão e caçar a escota de barlavento com rapidez. Quanto antes o punho do balão cruzar o estai de proa, mais rápido ele vai ser armado e menores são as chances de “sutiãs”, sinônimos de derrota em regatas curtas como as de match.
É interessante, sempre que possível, alimentar (pré-caçar) parte da escota de barlavento ainda no contravento.

Saída do Popa
Antecipar a decida do balão sempre. É indescritivelmente mais importante entrar no contravento com o balão bem guardado e com toda tripulação escorando o barco, do que atrasar a descida da vela para ganhar alguns poucos metros no final do popa. Esses poucos metros ganhos no final do popa significam normalmente grande perda no início do contravento, pelas seguintes razões:
para o barco líder é mais vantagem ter o barco alcançador chegando para montar a bóia colado na popa. Assim, na obrigação de dar espaço, o barco alcançador vai ser obrigado a desviar para sotavento e sair no vento sujo. Montar a bóia atrás com meio ou um comprimento de barco de diferença é mais confortável para o barco alcançador, pois será possível arredondar bem a montagem da bóia e até mesmo ganhar algum barlavento com relação ao barco dianteiro.
Entrar no contravento com o balão mal guardado significa, em muitas oportunidades, a impossibilidade de cambar e em 100% das vezes vai atrair atenção de toda tripulação para dentro do próprio barco, sendo que o importante seria estar atento ao oponente e à raia

Arriar o Spi pela Valuma
Baixar o balão pela valuma e deixar o barlavento pronto para seguir o seu caminho na manobra seguinte.

Treino pré-regata
Aproveitar mais ou menos dois terços do período do treino, que varia entre 30 minutos e 2 horas, para realizar manobras de subida de balão. São nessas situações em que se pode identificar os maiores defeitos da tripulação. Dedicar o restante do tempo com exercícios de timing e controle de barco.

Preparação do barco
Preparar adequadamente o barco no dia da regata, mesmo que outras tripulações sejam beneficiadas por este trabalho posteriormente.
É muito importante passar fita isolante nas manilhas, nos gatos das adriças, em cada gato da buja, para evitar que se abra ou que a escota do balão fique ali engatada, amarrar um cabo reserva na esteira e entre a ferragem do burro e o mastro como segurança.